BoCA SUMMER SCHOOL
Workshop with BASIM MAGDY (Egypt)


“Analogue Photography and Image Layering

Este workshop explorará os métodos multidisciplinares utilizados pelo artista para fazer experiências com narrativas poéticas, com processos fotográficos não convencionais, com a construção de imagens analógicas e com a sobreposição de cores usando filtros e máscaras dentro e fora da máquina fotográfica. Magdy conduzirá os participantes ao longo do seu processo de “decapagem cinematográfica”, utilizando materiais domésticos comuns. Em conjunto com Basim Magdy, os participantes produzirão imagens colaborativas que realcem essas técnicas. Este workshop destina-se a artistas, fotógrafos, cineastas e poetas interessados na linguagem visual. Os participantes são encorajados a trazer slides antigos, rolos de fotografia por utilizar ou fora de validade, máquinas analógicas ou polaroid, ou quaisquer outras ferramentas que utilizem e que gostariam de explorar mais aprofundadamente.

BIOGRAFIA
Basim Magdy (1977) é um artista residente em Basel, na Suiça, e no Cairo, no Egipto. As suas mais recentes exposições incluem Surround Audience: 2015 New Museum Triennial, New Museum, Nova Iorque; Lest the Two Seas Meet, Museum of Modern Art Warsaw; The Heart is Deceitful Above All Things, HOME Manchester, Reino Unido e Lismore Castle Arts, Irlanda; La Biennale de Montreal, Canada; MUMA – Monash University Museum of Art, Melbourne e Art in General, Nova Iorque. O seu trabalho tem sido integrado em várias exposições individuais e colectivas, tais como na SeMA Biennial MediaCity, Seoul, Coreia, 2014; 13th Istanbul Biennial, Turquia, 2013; Biennale Jogja XII, Indonésia, 2013; Sharjah Biennial 11, UAE, 2013; La Triennale, Palais de Tokyo, Paris, 2012 e Transmediale, Haus der Kulturen der Welt, Berlim, 2012. Foi um dos seleccionados para a shortlist da segunda edição do Future Generation Art Prize, Pinchuk Art Centre em 2012, e ganhou os prémios Abraaj Art Prize, Dubai e New:Vision Award, CPH:DOX Film Festival, Copenhaga em 2014. Magdy recebeu em 2016 o prémio anual Deutsche Bank Artist of the Year.
Website do artista: www.basimmagdy.com

A QUEM SE DIRIGE
Jovens e adultos, preferencialmente com uma mínima experiência em fotografia.
Máximo de 15 participantes.


INSCRIÇÕES

Pode inscrever-se através do preenchimento deste formulário.


Co-produção:
BoCA e MAAT
Parceria: Fundação GDA
Apoio: Câmara Municipal de Lisboa
Fotografias: Bruno Simão

 

 

Próximos Eventos

ler mais
  • ECOTEMPORÂNEOS: Patrícia Portela

    27 junho 2021
    Palácio do Marquês de Alegrete

    ECOTEMPORÂNEOS

    Ecotemporâneos é um projeto que relaciona a literatura com os espaços verdes da cidade de Lisboa. Aberta, inclusiva e acessível, em cada sessão um novo convidado escolhe um livro e liga-o ao espaço verde onde o público reúne. Conta com a presença de um intérprete de LGP e da impressão de livros em braille.

    Convidada: Patrícia Portela (encenadora, escritora)
    Livro escolhido: "As barbas do diabo" Julio Cortázar
    Espaço verde: Palácio do Marquês de Alegrete

    ler mais
  • ECOTEMPORÂNEOS: Hugo van der Ding

    27 junho 2021
    Casa da Cerca

    ECOTEMPORÂNEOS

    Ecotemporâneos é um projeto da BoCA que relaciona literatura com os espaços verdes. Aberta, inclusiva e acessível, em cada sessão um novo convidado escolhe um livro e liga-o ao espaço verde onde o público reúne. Conta com a presença de um intérprete de LGP.

    Convidado: Hugo van der Ding (Cartoonista, Cronista)
    Livro escolhido: "Platero e Eu" de Juan Ramón Jiménez
    Espaço verde: Jardim da Casa da Cerca, Almada

    ler mais
  • Na direção da luz

    01 julho 2021 — 31 julho 2021
    Teatro Camões

    HORÁCIO FRUTUOSO

    “Na direção da Luz” é uma intervenção site-specific do artista Horácio Frutuoso para o foyer do Teatro Camões (CNB), dinamizada pela BoCA. Um conjunto de poemas visuais sugerem uma ideia de movimento, de transformação das palavras e do espaço onde estão instalados pela luz.

    1 a 31 Julho 2021

    ler mais