Workshop de música e arte sonora
“A Invenção do Oráculo”

Na fronteira entre as artes sonoras e as artes visuais, o compositor e encenador Jonathan Uliel Saldanha investiga zonas de interseção entre estes territórios artísticos, explorando tensões entre o sintético e a paisagem. As suas criações estão repletas de referências a espaços naturais, que o artista transporta para dentro de espaços artificiais. A BoCA tem mantido uma relação contínua com o artista, tendo co-produzido a performance-concerto “Scotoma Cintilante” (2019) e, na última edição, encomendou e produziu a instalação sonora e visual para a Estufa Fria, “Atavic Machine”. O trabalho de Jonathan Uliel Saldanha tem passado por vários contextos de programação como o CCB, o Palais de Tokyo, a Culturgest e o Teatro Municipal do Porto, ou festivais como Unsound, Le Guess Who?, Sónar ou Primavera Sound.

Vibração, linguagem e timbre são elementos que participam da invenção oracular da música. Partindo da prática de composição de Jonathan Uliel Saldanha serão abordados neste workshop os vetores fundamentais que atravessam o seu trabalho: a contaminação do corpo pela paisagem, a mutação da linguagem, a pressão sonora dos sound systems, o ritmo como catalisador temporal e a alteridade do hiper presente. A partir de uma seleção de peças sonoras (para coro, ensemble, eletrónica e clube), será feita uma análise da sua cosmologia (carne) e contorno plástico (pele), construindo um espaço para a re-invenção da escuta. Explorando os mecanismos dramatúrgicos e cibernéticos que operam os vetores de mutação entre o corpo ressonante, o sangue tecnológico, a contaminação pelos espectros sonoros e o sonho sintético.

DESTINATÁRIOS
M/16, estudantes, profissionais e curiosos das artes sonoras e da música

INSCRIÇÕES
As pessoas interessadas podem fazer a sua inscrição através do preenchimento do formulário AQUI.
Máx. 15 participantes. As inscrições são feitas por ordem de receção.

 

Assiste aqui ao documentário que produzimos sobre “Máquina Atávica”, a instalação sonora e visual de Jonathan Uliel Saldanha que encomendámos para a última edição da BoCA.

Próximos Eventos

ler mais
  • Trouble

    24 agosto 2022 — 27 agosto 2022
    Kampnagel, Hamburgo

    GUS VAN SANT

    O realizador de cinema Gus Van Sant aventura-se na sua primeira criação de palco com uma equipa portuguesa, um espetáculo de teatro musical inspirado em Andy Warhol e no seu esmagador talento para elevar a ícone as imagens, ao mesmo tempo que escalava como persona e artista a um estatuto de celebridade mundial.

    +
  • Workshop com Pilar Albarracín

    09 setembro 2022 — 10 setembro 2022
    MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia

    PILAR ALBARRACÍN

    Artista multidisciplinar, Pilar Albarracín é uma das mais reconhecidas artistas contemporâneas espanholas. O seu trabalho questiona, através da paródia ou da ironia, tradições artísticas, religiosas e culturais, sobretudo a identidade da mulher na cultura andaluza. Dirige um workshop de artes performativas e artes visuais durante dois dias, no MAAT.

    +
  • Brasa

    13 setembro 2022 — 14 setembro 2022
    Festival Mirada, Santos (Brasil)

    TIAGO CADETE

    “Brasa” de Tiago Cadete prossegue uma das suas linhas de pesquisa teatral, a da interrogação e de olhar crítico sobre a relação histórica entre Portugal e Brasil, acompanhado de um elenco de criadores-intérpretes de origens diversas. A peça é uma comissão e co-produção da BoCA 2021.

    +
  • Workshop “Dentro da Floresta, Corpo e Imaginação”

    17 setembro 2022 — 18 setembro 2022
    Floresta de Monsanto

    MARIANA TENGNER BARROS, GUSTAVO CIRÍACO, PEDRO RAMOS

    "Dentro da floresta, corpo e imaginação” é a primeira ação artística a decorrer na Floresta de Monsanto, onde a BoCA iniciou um processo de plantação de árvores. Com formato tripartido, este workshop de artes performativas reúne três artistas com uma prática transdisciplinar, entre a dança, a performance e as artes visuais: Mariana Tengner Barros, Gustavo Ciríaco e Pedro Ramos.

    +
  • Workshop “Todas as Ficções que se Geram Aqui”

    19 setembro 2022 — 22 setembro 2022
    Teatro Nacional D. Maria II

    EL CONDE DE TORREFIEL

    Tanya Beyeler e Pablo Gisbert são os diretores do coletivo de teatro espanhol El Conde de Torrefiel, companhia que tem percorrido os mais importantes festivais e teatros europeus nos últimos anos. Dirigem um workshop de teatro durante 4 dias, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa.

    +
  • O Barco / The Boat

    29 setembro 2022 — 19 outubro 2022
    Somerset House, Londres

    GRADA KILOMBA

    A primeira instalação de grande escala de Grada Kilomba viaja até Londres, à Somerset House.
    Composta por 140 blocos de madeira queimada, convida o público a entrar num jardim da memória, no qual poemas descansam sobre blocos de madeira queimada, lembrando histórias e identidades esquecidas. Que histórias são contadas? Onde são contadas? Como são contadas? E contadas por quem? São questões que se colocam ao entrar nesta instalação.

    +
  • Workshop “Fenómenos da sociedade e distância crítica e artística”

    30 setembro 2022 — 02 outubro 2022
    MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia

    ORLAN

    ORLAN é uma das mais importantes artistas francesas, autora do manifesto “A Arte Carnal”. Chocou o mundo nos anos 90 ao realizar a performance “A reencarnação da Santa Orlan”, uma série de nove cirurgias plásticas que foram transmitidas via satélite para diversos museus e galerias de arte da Europa. Dirige um workshop de três dias, pela primeira vez em Portugal.

    +
  • Coin Operated

    07 outubro 2022 — 08 outubro 2022
    Théâtre National de Chaillot, Paris

    JONAS & LANDER

    "Coin Operated" surgiu de um convite da BoCA a Jonas & Lander, para criarem uma peça para museu. O dispositivo cénico apresenta dois cavalos a motor, operados a moedas, com os dois artistas sentados. Para que algo aconteça o público tem de inserir uma moeda na ranhura dos cavalos. A performance aborda a relação económica e de poder, de conquista de território, de escravatura, da montada das classes sociais mais poderosas nas menos afortunadas.

    +
  • Cattivo

    08 dezembro 2022 — 21 dezembro 2022
    La Villette - Grand Halle, Paris

    MARLENE MONTEIRO FREITAS

    Installation commissioned by BoCA in 2019, CATTIVO is a large-scale installation made up of hundreds of music stands designed by Cape Verdean choreographer Marlene Monteiro Freitas. Through the use of a sensorial type of stage mechanism, these objects, usually at the service of the musician and the score, become subjects with their own feelings and desires. CATTIVO explores the borders of the animal, plant and imaginary worlds.

    +
  • Trouble

    15 dezembro 2022 — 18 dezembro 2022
    La Villette, Paris

    GUS VAN SANT

    O realizador de cinema Gus Van Sant aventura-se na sua primeira criação de palco com uma equipa portuguesa, um espetáculo de teatro musical inspirado em Andy Warhol e no seu esmagador talento para elevar a ícone as imagens, ao mesmo tempo que escalava como persona e artista a um estatuto de celebridade mundial.

    +