When All This Is Over, Let’s Meet Up! + Agents
LITUÂNIA
Estreia nacional – Vídeo-instalação
“When all this is over, let’s meet up!”
e “Agents”
Anastasia Sosunova é uma artista visual radicada em Vilnius, na Lituânia. A sua prática multidisciplinar combina vídeo, instalação, escrita e escultura, e traduz em particular os laços em torno dos quais as comunidades são forjadas, desde a arte vernacular local até aos bairros sociais e às organizações religiosas. Sosuna observa como esses grupos fechados se desenvolvem, muitas vezes em reação a outros valores ou seres e como eles subsistem através de sentimentos comuns e do desenvolvimento de rituais, tradições e acordos coletivos.
Através de um processo de distorção e entrelaçamento de elementos que pertencem a antigas mitologias, entidades híbridas e à sociedade de vigilância, Sosunova cria formas alternativas de “folclore contemporâneo”. Explora novas narrativas e formas de vida que implicam regras, éticas, códigos e acordos entre os seres vivos.
“When all this is over, let’s meet up!” (2021) é uma obra centrada nos ritos de passagem e de proteção seculares na Lituânia moderna. Moradores fechados em bairros, escondendo-se dos seus próprios monstros, cruzando as entradas fortificadas todos os dias. Nomes maravilhosos de arruamentos – vales, colinas, pinhais, etc. – escondem cercas e praias particulares, vigilantes e anúncios com jovens famílias felizes, promessas de um futuro seguro e de realização de desejos. Uma oportunidade de escapar da agitação criada por eles mesmos, descobrir pessoas com ideias semelhantes, construir limiares e codificar os fluxos indesejados da cidade.
“Agents” (2020) é um vídeo que contempla a estética da arte popular na cultura contemporânea e observa o efeito das estritas medidas da quarentena, provocada pela pandemia, no espaço público. Revisitando e filmando os locais que têm esculturas públicas construídas de forma tradicional, com artesanato e madeira da sua região, Sosunova repara como as florestas e os parques são gradualmente preenchidos com arte vernacular espontânea e estruturas temporárias feitas pelos seus visitantes. Investigando o que está por trás do renascimento desta arte popular e da criatividade vernacular, o protagonista do vídeo inicia um diálogo com um artesão que partilha as suas intenções de reproduzir imagens étnicas e de criar novos mitos sobre os antigos.