CAVE OF FORGOTTEN DREAMS
WORKSHOP COM JOHN ROMÃO
Teatro | Performance
A noção de reenactement, sobretudo associada às artes visuais mas expandindo-se por outros territórios artísticos, está a ganhar relevância e versatilidade no discurso das práticas culturais e artísticas contemporâneas. Agrupando questões centrais da política e da memória, da transmissão da tradição, da apropriação cultural e da capacidade de narrar e encenar a história, o conceito de reenactement pode ser visto através de uma infinitude de aspetos interessantes e pertinentes.
No workshop “Cave of forgotten dreams” propõe-se trabalhar com dois materiais diferentes: por um lado, as pinturas rupestres presentes na caverna de Chauvet-Pont-d’Arc, o testemunho mais antigo de arte da Humanidade; por outro, ações performativas dos anos 60-70, concebidas por Vito Acconci, pioneiro da performance e da arquitetura viscerais.
No workshop, a gruta é aquela do espaço arquitetural e interior do corpo dos intérpretes, onde se processa um novo paradigma de visibilidade. Um paradigma em que o corpo humano é simultaneamente espetáculo, o espaço da performance, o tema e o objeto de prazer e de perigo.
O workshop é enquadrado na programação da segunda edição da BoCA – Biennial of Contemporary Arts, que em 2019 decorrerá também em Braga, assim como nas cidades de Lisboa e Porto.
Produção: BoCA
Apoios: Câmara Municipal de Braga, Direção-Geral das Artes / Ministério da Cultura, Gnration
Apoio ao Programa Educativo da BoCA: Fundação GDA, Fundação Millennium BCP