WORKSHOP COM JOHN ROMÃO
Teatro | Performance

 

A noção de reenactement, sobretudo associada às artes visuais mas expandindo-se por outros territórios artísticos, está a ganhar relevância e versatilidade no discurso das práticas culturais e artísticas contemporâneas. Agrupando questões centrais da política e da memória, da transmissão da tradição, da apropriação cultural e da capacidade de narrar e encenar a história, o conceito de reenactement pode ser visto através de uma infinitude de aspetos interessantes e pertinentes.
No workshop “Cave of forgotten dreams” propõe-se trabalhar com dois materiais diferentes: por um lado, as pinturas rupestres presentes na caverna de Chauvet-Pont-d’Arc, o testemunho mais antigo de arte da Humanidade; por outro, ações performativas dos anos 60-70, concebidas por Vito Acconci, pioneiro da performance e da arquitetura viscerais.

No workshop, a gruta é aquela do espaço arquitetural e interior do corpo dos intérpretes, onde se processa um novo paradigma de visibilidade. Um paradigma em que o corpo humano é simultaneamente espetáculo, o espaço da performance, o tema e o objeto de prazer e de perigo.

O workshop é enquadrado na programação da segunda edição da BoCA – Biennial of Contemporary Arts, que em 2019 decorrerá também em Braga, assim como nas cidades de Lisboa e Porto.

 

Produção: BoCA
Apoios: Câmara Municipal de Braga, Direção-Geral das Artes / Ministério da Cultura, Gnration
Apoio ao Programa Educativo da BoCA: Fundação GDA, Fundação Millennium BCP

 

 

Próximos Eventos

ler mais
  • O Novo Evangelho / The New Gospel

    21 setembro 2023 — 22 setembro 2023
    Cinema Ideal

    MILO RAU

    “O Novo Evangelho”, vencedor do prémio de Melhor Documentário no Festival de Cinema da Suíça, é ao mesmo tempo uma gravação dos ensaios da peça de teatro e, nos bastidores, uma documentação da luta do ativista político camaronês Yvan Sagnet – o primeiro Jesus negro da história do cinema europeu.

    +
  • Marina Herlop

    21 setembro 2023
    Panteão Nacional

    MARINA HERLOP

    A catalã Marina Herlop traz ao Panteão Nacional o seu jardim de referências sónicas, a música Carnatic do sul da Índia e as suas acrobacias vocais alienígenas.

    +
  • Marina Herlop

    22 setembro 2023
    Ruínas Romanas de Milreu

    MARINA HERLOP

    A catalã Marina Herlop estreia-se no Algarve. Traz a um espaço icónico desta região, as Ruínas Romanas de Milreu, o seu jardim de referências sónicas, a música Carnatic do sul da Índia e as suas acrobacias vocais alienígenas.

    +
  • Em Voz Alta

    22 setembro 2023
    Carpintarias de São Lázaro

    ANTÓNIO POPPE

    “Em Voz Alta” reserva-nos os gestos e palavras intuitivas de António Poppe e as suas manifestações ao vivo — uma poética do inesperado que cruza as várias disciplinas que compõem a prática do artista, da poesia às artes visuais, das artes performativas à meditação.

    +
  • SPAfrica

    23 setembro 2023 — 24 setembro 2023
    Teatro da Garagem / Teatro Taborda

    JULIAN HETZEL & NTANDO CELE

    SPAfrica é um espetáculo sobre empatia e extrativismo. Um projeto que explora a forma como o capitalismo está ligado ao racismo. Hetzel e Cele questionam a forma como os bens intangíveis, como a identidade e o passado cultural, são capitalizados. No mercado internacional da arte, o passado cultural e a identidade dos protagonistas tornaram-se recursos valiosos para a criação de valor.

    +
  • O Carro Falante / The Talking Car

    23 setembro 2023
    Teatro das Figuras

    AGNIESZKA POLSKA

    A convite da BoCA, Agnieszka Polska cria a sua primeira peça de teatro, com interpretação de Albano Jerónimo, Íris Cayatte, Vera Maintaino, Bartosz Bielenia e Aaron Ronelle. Um grupo de pessoas viaja num carro que não para. Um espetáculo sobre o papel de alguém preso no complexo sistema de agentes humanos, não-humanos e infraestruturas sociotecnológicas.

    +
  • Arrependidos / Regretters

    23 setembro 2023
    Cinema Ideal

    MARCUS LINDEEN

    No centro do palco estão Mikael e Orlando. Ambos homens, agora com cerca de 60 anos de idade, partilham um laço comum – decidiram mudar de sexo duas vezes. Neste tête-à-tête cru e sincero, Mikael e Orlando exploram os seus passados e trocam histórias de guerra sobre as suas viagens individuais.

    +
  • Workshop com Ntando Cele

    24 setembro 2023 — 25 setembro 2023
    Teatro Taborda

    NTANDO CELE

    Neste workshop de teatro, Ntando Cele irá partilhar e experimentar metodologias multidisciplinares para criações que ultrapassam as fronteiras entre teatro físico, vídeo-instalação, concerto e performance.

    +
  • Insularidade

    24 setembro 2023 — 08 outubro 2023
    Espaço público de Lisboa

    JACIRA DA CONCEIÇÃO

    Nesta performance-percurso pelo espaço público de Lisboa, a ceramista, escultora e artista visual cabo-verdiana reimagina o mito de Atlas a partir da figura de uma mulher que nutre e sustém o mundo sobre a sua cabeça.

    +
  • Workshop “Em busca do corpo autónomo”

    26 setembro 2023 — 30 setembro 2023
    São Luiz Teatro Municipal e Estúdios Victor Córdon

    TAMARA CUBAS

    A coreógrafa, artista visual e gestora cultural uruguaia Tamara Cubas convida para um processo de experimentação e análise na ação de determinadas práticas e lógicas que considera úteis na busca por um corpo autónomo.

    +
  • Retrospetiva: Tornar-se Yvonne Rainer

    27 setembro 2023
    Cinemateca Portuguesa

    GISELA CASIMIRO, JOÃO DOS SANTOS MARTINS, JORGE JÁCOME, JOANA ASCENSÃO E CLAUDIA GALHÓS

    No âmbito do ciclo "Retrospetiva: Tornar-se Yvonne Rainer", apresentado com o Queer Lisboa, a BoCA organiza uma conversa sobre as complexidades e o impacto do trabalho na cena artística portuguesa de uma das artistas performativas mais influentes do século XX.

    +
  • SPAfrica

    28 setembro 2023
    Teatro Lethes

    JULIAN HETZEL & NTANDO CELE

    SPAfrica é um espetáculo sobre empatia e extrativismo. Um projeto que explora a forma como o capitalismo está ligado ao racismo. Hetzel e Cele questionam a forma como os bens intangíveis, como a identidade e o passado cultural, são capitalizados. No mercado internacional da arte, o passado cultural e a identidade dos protagonistas tornaram-se recursos valiosos para a criação de valor.

    +