O BERÇO DE VÉNUS
Portugal | Nova criação | Performance e instalação
O pensamento e prática de Joana da Conceição estão enraizados na pintura e na música, com apresentações públicas do seu trabalho girando entre as duas.
Na performance para a Casa dos Crivos, “O Berço de Vénus”, Joana da Conceição propõe acompanharmos a sucessão de quadros efémeros que ela vai criando a partir da manipulação de objectos, imagens e som. Para este jogo multimédia a artista traz material seu original, como sejam pintura, música e desenho, que combina com objectos encontrados. Os gestos e a matéria compõem uma coreografia aberta e espontânea de formas e cor, a música percorre o espaço e contorna a reverberação semântica dos objectos que acontece também no tempo, porque é memória e vida vivida.
É o Princípio das Coisas, e o poder que a ancestralidade tem sobre o indivíduo, que têm motivado muitas das concretizações artísticas da Joana; e é dessas viagens ao passado que vem colecionando impressões sensíveis do erotismo que se confundem com arquétipos de feminilidade, os quais escolheu problematizar em “O Berço de Vénus”.
Esta apresentação conta com a participação de Sara Graça e Maria Reis.
Concepção, performance e instalação Joana da Conceição
Com participação de Sara Graça, Maria Reis
Coprodução BoCA
Apoios Casa dos Crivos, Câmara Municipal de Braga