LIVE STREAMING DE PERFORMANCES

Transmissões em direto de performances de curta duração comissionadas pela BoCA, pensadas através do dispositivo relacional corpo-câmara-casa. Propõe-se uma relação em torno do nosso estado atual de confinamento e as linguagens artísticas mediadas pela câmera. As performances são live no canal YouTube da BoCA Bienal.
Todos os sábados até, pelo menos, 30 de Junho 2020.

 

SEMANA 10

27 JUN: BoCA Sub21
Duas apresentações dos dois grupos do coletivo BoCA Sub21.
Às 20h a performance “House of” e às 21h a performance “Embracing the virtual”.

 

20h
House of

“House of Me, House of All, House of Expansion, House of Abundance, House of Artaud, House of Emancipation, House of Kaprow, House of Narcissus, House Without Organs, House of Evangelista, My body is my House, House in 6 Parts, House of Acconci, House of Xtravaganza…welcome to our HOUSE.”

Coordenação: Sara Franqueira
Assistência de coordenação: Lucía Vives
Criação coletiva: Juju Bento, António Neves Silva, Beatriz Sarmento Filipe, Francisca Melo, Francisco Barreto Miguel, Francisco Magalhães, Luísa Maciel Waddington, Manuela Menezes Pereira, Maria Leonor Barroco, Marina Neto Vinhais, Martim Alvarez dos Santos, Renato Miranda Chorão

 

21h
Embracing the virtual

Precisas mesmo de entender o que te rodeia
e aproveitar dentro da loucura devida.
Se não acabas como quem não apoia os loucos
nem o próprio sentido da vida.
E ela que é tão curta
para ter apenas uma entrada e uma saída. (excerto de poema de Bárbara Durão)


Coordenação:
 Sara Franqueira
Assistência de coordenação: Lucía Vives
Criação coletiva: António Manso Preto, Bárbara Sancho Durão, Beatriz Bizarro Rodrigues, Beatriz Domingues Pereira, Constança Neves Pimentão, Daniel Filipe Vintém, João Ribeiro Coelho, Joana da Ponte Lopes, Joana Silva Bernardes, Mariah de Castro, Matilde Madeira Lopes, Pedro Oliveira Batalha, Rita Borralho Silva, Vanessa Pires dos Santos

BoCA Sub21 é um projeto de educação e criação artística promovido pela BoCA. Foi adaptado para um formato online, temporariamente, durante o período de pandemia. O BoCA Sub21 é um laboratório artístico onde “coisas” acontecem; onde experimentamos um intercâmbio artístico inspirado no ciclo de programação do BoCA Online e onde ensaia como é ser um espectador em casa. Através de reuniões com artistas, visualização de vídeos e filmes por artistas, desenvolvimento de ações de performance em casa ou descoberta de novas formas de colaborações artísticas trans-geográficas. O coletivo é composto por 36 jovens de 10 cidades portuguesas e de 4 cidades estrangeiras, divididos em dois grupos. Acompanhem as partilhas diária do coletivo no Instagram @bocasub21.

 

 

Próximos Eventos

ler mais
  • ECOTEMPORÂNEOS: Patrícia Portela

    27 junho 2021
    Palácio do Marquês de Alegrete

    ECOTEMPORÂNEOS

    Ecotemporâneos é um projeto que relaciona a literatura com os espaços verdes da cidade de Lisboa. Aberta, inclusiva e acessível, em cada sessão um novo convidado escolhe um livro e liga-o ao espaço verde onde o público reúne. Conta com a presença de um intérprete de LGP e da impressão de livros em braille.

    Convidada: Patrícia Portela (encenadora, escritora)
    Livro escolhido: "As barbas do diabo" Julio Cortázar
    Espaço verde: Palácio do Marquês de Alegrete

    ler mais
  • ECOTEMPORÂNEOS: Hugo van der Ding

    27 junho 2021
    Casa da Cerca

    ECOTEMPORÂNEOS

    Ecotemporâneos é um projeto da BoCA que relaciona literatura com os espaços verdes. Aberta, inclusiva e acessível, em cada sessão um novo convidado escolhe um livro e liga-o ao espaço verde onde o público reúne. Conta com a presença de um intérprete de LGP.

    Convidado: Hugo van der Ding (Cartoonista, Cronista)
    Livro escolhido: "Platero e Eu" de Juan Ramón Jiménez
    Espaço verde: Jardim da Casa da Cerca, Almada

    ler mais
  • Na direção da luz

    01 julho 2021 — 31 julho 2021
    Teatro Camões

    HORÁCIO FRUTUOSO

    “Na direção da Luz” é uma intervenção site-specific do artista Horácio Frutuoso para o Teatro Camões, a casa da Companhia Nacional de Bailado, comissiarida pela BoCA. Um conjunto de poemas visuais sugerem uma ideia de movimento, de transformação das palavras e do espaço onde estão instalados pela luz.

    1 a 31 Julho 2021

    ler mais
  • ODETE: ON REVELATIONS AND MUDDY BECOMINGS

    08 julho 2021 — 10 julho 2021
    Av. Brasília, 1300-598 Lisboa

    RExFORM

    A artista Odete é a vencedora da primeira edição do RExFORM – Projeto Internacional de Performance, que nasce da colaboração entre a BoCA e o MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia e tem como intuito promover a criação artística contemporânea.
    A artista propõe uma abordagem crítica ao silêncio histórico em torno das questões do corpo, da identidade de género e do mundo queer. O projeto será apresentado na Sala dos Geradores - MAAT nos dias 8, 9 e 10 de Julho 2021.

    ler mais
  • OS ANIMAIS E O DINHEIRO

    09 julho 2021
    Teatro Municipal Baltazar Dias, Funchal

    GONÇALO M. TAVARES & OS ESPACIALISTAS

    Concebido para a BoCA 2019, Gonçalo M. Tavares e os Espacialistas criaram três performances-conferências inéditas, apresentadas em salas de teatro, a partir do tema “Os Animais e o Dinheiro”. Juntos e pela primeira vez em palco, os artistas desenvolvem formas de sentir acima da média, a partir de textos, imagens, gestos, objetos e espaços em permanente construção, com o público presente. Esta é a primeira presença da BoCA na ilha do Funchal.

    9 Julho 2021

    ler mais