I Am the Mouth
POLÓNIA
Estreia Nacional – Instalação
“I Am The Mouth”
Vídeos oníricos que exploram o tempo e a memória. Este é o mundo de Agnieszka Polska, nascida na Polónia, em 1985, quando ainda era um estado comunista, interessada em histórias esquecidas e mitos culturais, especialmente de artistas desaparecidos.
Os recentes trabalhos de arte digital de Agnieszka Polska abordam temáticas relativas à crise ecológica, às catástrofes ambientais e humanitárias. A artista polaca é autora de vídeos alucinogénicos e hipnóticos, que propõem experiências imersivas, em peças artísticas geradas e manipuladas por computador, para nos pôr a refletir sobre linguagem, história, ciência e ativar uma consciência crítica sobre a responsabilidade social e individual de cada de nós num mundo de pós-verdade.
Em “I Am the Mouth”, um par de lábios vermelhos meio submerso em água turbulenta, flutua enquanto repete frases calmantes, reenquadrando artisticamente o fenómeno viral de Internet conhecido por vídeos de ASMR (Auto Sensory Meridian Response) – sons gerados por materiais banais a raspar no microfone intensificados, tom de voz sussurrante que estimulam sensações agradáveis ??de formigamento e arrepio na nuca.
“I Am the Mouth” é inspirado na icónica produção teatral de Samuel Beckett, “Not I”. A partir de uma descrição científica das ondas sonoras que se movem por diferentes materiais, a boca “fala” pela obra de arte.
I Am the Mouth II, 2014
Vídeo HD, 5’45”
Cortesia da artista e de Zak | Branicka, Berlim