ECOTEMPORÂNEOS: Patrícia Portela
ECOTEMPORÂNEOS
Literatura em espaços verdes
Convidada: Patrícia Portela (encenadora, escritora, diretora artística do Teatro Viriato)
Espaço verde: Quinta Alegre / Palácio do Marquês de Alegrete (Charneca do Lumiar, Lisboa)
Livro escolhido: “As barbas do diabo” Julio Cortázar (conto)
Moderação: Paula Cardoso
> Sessão com intérprete de Língua Gestual Portuguesa e oferta do livro em braille.
Ecotemporâneos é uma comunidade de leitura em espaços verdes da cidade de Lisboa. Propondo conexões entre literatura e espaços verdes, em cada sessão um convidado escolhe um livro cuja temática ou imaginário associa àquele lugar.
Aberto, inclusivo e acessível, as sessões do Ecotemporâneos contam também com um intérprete de Língua Gestual Portuguesa e são produzidos e distribuídos livros em braille, tornando acessível a leitura e o diálogo entre todos.
Conceito: John Romão
Programação: John Romão e Carolina Trigueiros
Co-produção: BoCA e EGEAC Espaço Público
Patrícia Portela autora de performances e obras literárias, vive entre Portugal e Bélgica. Estudou realização plástica do espectáculo (Lisboa), dramaturgia do espaço (Utrecht e Antuérpia), cinema (Ebeltoft) e filosofia (Leuven). Itinera com regularidade pela Europa e pelo mundo. Reconhecida nacional e internacionalmente pela peculiaridade da sua obra, recebeu vários prémios (dos quais destaca o Prémio Madalena Azeredo de Perdigão/F.C.G. para Flatland I – 2005, o Prémio Teatro na Década para Wasteband – 2003). Autora de vários romances e novelas como Para Cima e não para Norte (2008) Banquete (2012, finalista do Grande Prémio de Romance e novela APE) ou Dias úteis (2017, considerado pelas revistas Sábado e Visão um dos melhores livros do ano), todos com a chancela Editorial Caminho. Atualmente é diretora artística do Teatro Viriato.
Paula Cardoso fundadora da comunidade digital “Afrolink”, que visibiliza profissionais africanos e afrodescendentes residentes em Portugal ou com ligações ao país, é também autora da série de livros infantis “Força Africana”, projetos desenvolvidos para promover uma maior representatividade negra na sociedade portuguesa. Com o mesmo propósito, faz parte da equipa do talk-show online “O Lado Negro da Força”, e apresenta a segunda temporada do “Black Excellence Talk Series”, formato transmitido na RTP África. Integra ainda o Fórum dos Cidadãos, que visa contribuir para revigorar a democracia portuguesa, bem como o programa de mentoria HeforShe Lisboa. É natural de Moçambique, licenciou-se em Relações Internacionais e tem 17 anos de experiência em Jornalismo.