CONVERSAS ONLINE

Conversas com diferentes convidados sobre Corpo, Ciência, Pensamento, Comunidade, Sustentabilidade, Imaginação, em relação com Covid-19, com moderação de Cláudia Galhós, Vítor Balenciano e da equipa Gerador.
As conversas são live no canal YouTube da BoCA Bienal.
Todas as quartas e sextas-feira até, pelo menos, 30 de Junho.

 


SEMANA 2

29 ABR: José Bragança de Miranda, 20h
Moderação: 
Cláudia Galhós

José A. Bragança de Miranda (1953) é um investigador, ensaista e, professor universitário português. É doutorado em Ciências da Comunicação pela Unversidade Nova de Lisboa, com agregação em «Teoria da Cultura» na mesma Universidade. Actualmente é Professor Associado do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Nova de Lisboa, e Professor Catedrático convidado na Universidade Lusófona. Tem leccionado nas áreas da Teoria da Cultura e Artes Contemporênas, da Teoria dos Media e Cibercultura, para além e se ter dedicado à filosofia política durante anos. É investigador do ICnova e do CICANT- É membro da SOPCOM-Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação de que foi co-fundador.
Comissariou o projecta Ligações_Links_Liaisons para o Porto2001 – Capital europeia de cultura, em colaboração com Maria Teresa Cruz, projecto de que resultou o livro Crítica das Ligações na Era da Técnica (Tropismos, 2002). Foi Presidente do painel de Ciências da Comunicação da FCT, Presidente do Júri para Documentário (2006) do Icam, membro do júri de premiação da BESfoto (2008), membro do Júri do prémio Luso-Espanhol de Cultura (2017). Autor de numerosos ensaios nas mais diversas áreas da cultura contemporânea, das suas publicações destacam-se apenas os Livros Analítica da Actualidade, Política e Modernidade, Traços. Ensaios sobre a Cultura Contemporânea, Teoria da Cultura, Síntese, Albuquerque Mendes ou o Ardor da Arte, Queda Sem Fim, Envios. Uma experimentação filosófica nos Blogues, Corpo e Imagem e Jorge Molder. Tem abordado a arte contemporânea em vários ensaios,
nomeadamente sobre as «artes interactivas», as relações entre «Arte e Corpo», ou a obras de Richard Tuttle, de Jimmie Durham, de Jorge Molder, de Stelarc, Romy Castro, Alberto Carneiro, Rui Macedo, João Sousa Cardoso, Ana Rito, Maçãs de Carvalho, etc.

 

Próximos Eventos

ler mais
  • ECOTEMPORÂNEOS: Beatriz Batarda

    17 abril 2021
    Museu de Lisboa - Palácio Pimenta

    ECOTEMPORÂNEOS

    Ecotemporâneos é um projeto que relaciona a literatura com os espaços verdes da cidade de Lisboa. Aberta, inclusiva e acessível, em cada sessão um novo convidado escolhe um livro e liga-o ao espaço verde onde o público reúne. Conta com a presença de um intérprete de LGP.

    Convidada: Beatriz Batarda (atriz)
    Livro escolhido: "Caderno de Memórias Coloniais" de Isabela Figueiredo
    Espaço verde: Jardim do Palácio Pimenta, Museu de Lisboa (online)

    ler mais