
MASTERCLASS
COM HÉCTOR ZAMORA
GUS VAN SANT
O realizador de cinema Gus Van Sant aventura-se na sua primeira criação de palco com uma equipa portuguesa, um espetáculo de teatro musical inspirado em Andy Warhol e no seu esmagador talento para elevar a ícone as imagens, ao mesmo tempo que escalava como persona e artista a um estatuto de celebridade mundial.
JONATHAN ULIEL SALDANHA
Na fronteira entre as artes sonoras e as artes visuais, o compositor e encenador Jonathan Uliel Saldanha investiga zonas de interceção entre estes territórios artísticos, explorando tensões entre o sintético e a paisagem. Dirige um workshop de música e artes sonoras durante dois dias, no CCB.
PILAR ALBARRACÍN
Artista multidisciplinar, Pilar Albarracín é uma das mais reconhecidas artistas contemporâneas espanholas. O seu trabalho questiona, através da paródia ou da ironia, tradições artísticas, religiosas e culturais, sobretudo a identidade da mulher na cultura andaluza. Dirige um workshop de artes performativas e artes visuais durante dois dias, no MAAT.
MARIANA TENGNER BARROS, GUSTAVO CIRÍACO, PEDRO RAMOS
"Dentro da floresta, corpo e imaginação” é a primeira ação artística a decorrer na Floresta de Monsanto, onde a BoCA iniciou um processo de plantação de árvores. Com formato tripartido, este workshop de artes performativas reúne três artistas com uma prática transdisciplinar, entre a dança, a performance e as artes visuais: Mariana Tengner Barros, Gustavo Ciríaco e Pedro Ramos.
EL CONDE DE TORREFIEL
Tanya Beyeler e Pablo Gisbert são os diretores do coletivo de teatro espanhol El Conde de Torrefiel, companhia que tem percorrido os mais importantes festivais e teatros europeus nos últimos anos. Dirigem um workshop de teatro durante 4 dias, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa.
GRADA KILOMBA
A primeira instalação de grande escala de Grada Kilomba viaja até Londres, à Somerset House.
Composta por 140 blocos de madeira queimada, convida o público a entrar num jardim da memória, no qual poemas descansam sobre blocos de madeira queimada, lembrando histórias e identidades esquecidas. Que histórias são contadas? Onde são contadas? Como são contadas? E contadas por quem? São questões que se colocam ao entrar nesta instalação.
ORLAN
ORLAN é uma das mais importantes artistas francesas, autora do manifesto “A Arte Carnal”. Chocou o mundo nos anos 90 ao realizar a performance “A reencarnação da Santa Orlan”, uma série de nove cirurgias plásticas que foram transmitidas via satélite para diversos museus e galerias de arte da Europa. Dirige um workshop de três dias, pela primeira vez em Portugal.
JONAS & LANDER
"Coin Operated" surgiu de um convite da BoCA a Jonas & Lander, para criarem uma peça para museu. O dispositivo cénico apresenta dois cavalos a motor, operados a moedas, com os dois artistas sentados. Para que algo aconteça o público tem de inserir uma moeda na ranhura dos cavalos. A performance aborda a relação económica e de poder, de conquista de território, de escravatura, da montada das classes sociais mais poderosas nas menos afortunadas.
MARLENE MONTEIRO FREITAS
Installation commissioned by BoCA in 2019, CATTIVO is a large-scale installation made up of hundreds of music stands designed by Cape Verdean choreographer Marlene Monteiro Freitas. Through the use of a sensorial type of stage mechanism, these objects, usually at the service of the musician and the score, become subjects with their own feelings and desires. CATTIVO explores the borders of the animal, plant and imaginary worlds.
GUS VAN SANT
O realizador de cinema Gus Van Sant aventura-se na sua primeira criação de palco com uma equipa portuguesa, um espetáculo de teatro musical inspirado em Andy Warhol e no seu esmagador talento para elevar a ícone as imagens, ao mesmo tempo que escalava como persona e artista a um estatuto de celebridade mundial.