PORTUGAL | BRASIL
Nova Criação – Teatro
“Brasa”


A palavra Brasil tem origem na grande quantidade de árvores de pau-brasil, existentes na região do litoral brasileiro. Brasil deriva de brasa, pois esta árvore possui uma seiva avermelhada, cor de brasa. Durante anos, essas árvores foram extraídas e vendidas para o continente europeu. Podemos dizer que foi um dos objetos que mais cruzou o Atlântico. Nos últimos anos, novos grupos migratórios escolheram Portugal ou o Brasil para desenvolver estudos académicos, em busca de novas oportunidades de trabalho ou simplesmente para sair do seu país de origem por motivos políticos. Mas quem são esses novos migrantes brasileiros e portugueses? Que desejos têm quando decidem migrar?

Em “Brasa”, Tiago Cadete prossegue uma das suas linhas de pesquisa teatral, a da interrogação e de olhar crítico sobre a relação histórica entre Portugal e Brasil, na sequência de “Entrevistas” (2018), “Cicerone” (2020) ou “Atlântico” (2020). Desta vez, faz-se acompanhar de um elenco de criadores-intérpretes de origens diversas: Isabél Zuaa, Julia Salem, Keli Freitas, Magnum Alexandre Soares, Ana Lobato, Dori Nigro, Gustavo Ciríaco e Raquel André.

 

Criação: Tiago Cadete
Com: Isabél Zuaa, Julia Salem, Keli Freitas, Magnum Alexandre Soares, Tiago Cadete, Ana Lobato, Dori Nigro, Gustavo Ciríaco e Raquel André
Assistente de criação: Leonor Cabral
Figurino: Carlota Lagido
Luz: Rui Monteiro
Câmara: Afonso Sousa
Diretor técnico: Nuno Patinho
Produção executiva: Cláudia Teixeira
Gestão financeira e administração: Vítor Alves Brotas
Assessoria de imprensa: Mafalda Simões
Produção: Co-pacabana
Residências: Fábrica das Ideias, Gafanha da Nazaré (23 Milhas), O Espaço do Tempo, Teatro da Malaposta
Co-produção: BoCA – Biennial of Contemporary Arts
Projecto financiado por: República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes
Parceiro institucional: República Portuguesa – Ministério da Cultura

 

“Brasa” é uma comissão da BoCA Bienal de Artes Contemporâneas 2021

 

Próximos Eventos

ler mais
  • O Carro Falante

    18 abril 2024 — 19 abril 2024
    deSingel

    AGNIESZKA POLSKA

    A convite da BoCA, Agnieszka Polska cria a sua primeira peça de teatro, com interpretação de Albano Jerónimo, Íris Cayatte, Vera Mantero e Bartosz Bielenia. Um grupo de pessoas viaja num carro que não para. Um espetáculo sobre o papel de alguém preso no complexo sistema de agentes humanos, não-humanos e infraestruturas sociotecnológicas.

    +