BoCA SUMMER SCHOOL 2024: INSCRIÇÕES ABERTAS PARA OS WORKSHOPS

BoCA
27 Julho 2024

Em julho, arrancou a 8ª edição da BoCA Summer School, um programa de workshops e encontros nos campos das artes performativas, artes visuais, música e outros cruzamentos disciplinares. Os convidados desta edição são o coletivo indígena Huni Kuin, Gabriel Chaile, Sofia Dias & Vitor Roríz e Niño del Elche.

As inscrições estão abertas para todos os workshops, tendo já decorrido com enorme sucesso os primeiros dois workshops, durante o mês de julho, com o coletivo Huni Kuin, no MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, em Lisboa.


INSCRIÇÕES NOS PRÓXIMOS WORKSHOPS

GABRIEL CHAILE
Workshop: A Engenharia da Necessidade / 30 e 31 de agosto, 11h–18h30 @ MNAC e Estúdio do artista (Lisboa)

O prestigiado artista argentino Gabriel Chaile, que representou a Argentina na Bienal de Veneza e marcou presença na última edição da bienal BoCA, desenvolve a sua investigação visual e antropológica com base nos conceitos de “engenharia da necessidade” e “genealogia da forma”, que estão presentes nas suas esculturas-fornos e nos seus programas públicos que reúnem comunidades distintas.
Neste workshop de dois dias, entre o MNAC (Chiado) e o seu Estúdio, Gabriel Chaile partilha o seu percurso e prática artística, entre os conceitos de engenharia da necessidade, “escultura social” e performance. Serão propostas questões e ações de como atuar, através da arte, com a funcionalidade do precário, o cooperativismo ou o decolonialismo.

SOFIA DIAS & VÍTOR RORIZ
Workshop: Distorção / 19, 20 e 21 de setembro @ Centro Cultural de Belém (Lisboa)

Neste workshop, os coreógrafos e bailarinos Sofia Dias e Vítor Roriz apresentam uma série de ferramentas de pesquisa e improvisação que trabalham a relação do gesto e do movimento com a palavra e a voz – a palavra, assumida como matéria maleável, que existe para além do seu sentido; e a voz, como o excesso que “extravasa” os corpos.

NIÑO DE ELCHE
Workshop: Esculpir as Vozes / 15, 16 e 17 de outubro, 18h-21h30 @ Centro Cultural de Belém (Lisboa)

Um workshop de voz é um espaço onde se trabalham as vozes, ou seja, onde o ar e a sua alma são esculpidos. Aqui, o músico “ex-flamenco” Niño de Elche propõe que entendamos as vozes como vetor para uma grande variedade de identidades, como uma mentira facilitadora em vez de uma verdade pura e autêntica.

Espreita abaixo algumas fotografias dos primeiros workshops e performances apresentadas pelo coletivo Huni Kuin, no MAAT, nesta edição da BoCA Summer School.