A série de podcasts “Passeios Verdes” que reúne visitas botânicas de Diana Policarpo, já está online

BoCA
25 Setembro 2021

BoCA 2021 | Diana Policarpo 
Quero ver as minhas montanhas – “Passeios Verdes” (2021)

No ano em que se celebra o centenário do nascimento de Joseph Beuys (1921-1986), a BoCA cria o projeto “A Defesa da Natureza”, um projeto artístico colaborativo que promove novas criações artísticas no espaço natural.
Com curadoria de Delfim Sardo e Sílvia Gomes, Quero ver as minhas montanhas conta com a participação dos artistas Sara Bichão, Diana Policarpo, Dayana Lucas, Gustavo Sumpta, Gustavo Ciríaco, Musa paradisiaca e Berru.
A premissa propõe aos artistas convidados olharem o legado de Beuys, ao mesmo tempo que observam as suas próprias montanhas, ou o seu ‘eu’ interior. A partir de fundamentações e géneros artísticos diversos, que vão das artes plásticas às artes performativas, cada artista é convocado a conceber uma intervenção inédita a ter lugar junto ao mar, ao rio ou num espaço verde, nutrindo afinidades entre arte e natureza.

A série de podcasts “Passeios Verdes” de Diana Policarpo, reúne visitas botânicas guiadas feitas por vários especialistas, da flora espontânea medicinal e comunitária, ao ambiente sonoro e dimensão patrimonial e histórica da Tapada das Necessidades. Qualquer pessoa que visite o local poderá consultar um mapa desenhado especificamente para o efeito, percorrer os itinerários nele sugeridos ao mesmo tempo que escuta os percursos previamente gravados em áudio e disponibilizados já online no website da BoCA e na SoundCloud.

Neste passeio interativo, sem hora marcada, dar-se-á a conhecer a importância da vida vegetal no espaço público, a manutenção da biodiversidade e a identificação das várias espécies que habitam este lugar que se encontra em perigo.

Com a participação de: Fernanda Botelho, Ivo Meco, Margarida Mendes, Amigos da Tapada das Necessidades com os convidados João Albuquerque Carreiras, Pedro Costa e Fernando Teigão dos Santos.

Necessário para o passeio: Telemóvel smartphone com ligação à internet; recomendado o uso de auscultadores.


Curadoria:
 Delfim Sardo e Sílvia Gomes
Artista: Diana Policarpo
Fotografia: Bruno Simão, Sara Matos / BoCA Bienal de Artes Contemporâneas 2021
Design Gráfico: João M. Machado
Produção: BoCA
Parceiro institucional: República Portuguesa / Ministério da Cultura

 

Mais detalhes aqui