EUA
WORKSHOP DE CINEMA – “Camera Ministry”
Khalik Allah

O cineasta e fotógrafo jamaicano-iraniano Khalik Allah, residente em Nova Iorque, documenta a vida de diversas comunidades da diáspora africana. Seja a produzir imagens no East Harlem para o filme “Field Niggas” (2014) ou o seu primeiro livro “Souls Against the Concrete” (University of Texas Press, 2017) ou a viajar para o interior da Jamaica para explorar as suas raízes familiares em ‘Black Mother’ (2018), Allah dirige a sua prática em torno de jovens negros e mulheres “para lhes dar ‘Conhecimento de Si Mesmo’, para elevá-los e sensibilizar a consciência das contribuições dos negros para a história mundial antes da escravidão americana.” Discute o olhar sobre as comunidades negras em ambientes urbanos e a ética de retratar a marginalização no écran de cinema.
Khalik Allah, dirige um workshop no qual discute as implicações espirituais do seu trabalho, nomeadamente o uso da fotografia para captar a essência de uma pessoa desde uma perspetiva que não implica julgamento; o reconhecimento de todas as pessoas como uma luz, e como uma criança de Deus; a escolha de encontrar beleza em todos os lugares e em tudo o que nos rodeia; e o uso da fotografia para construir relações de intimidade.
O artista irá partilhar também aspectos que marcaram a sua evolução como realizador e como fotógrafo, em que abordará a prática de fazer um trabalho que nem sempre é compreendido, a procura de representação (galeria, etc.), o equilíbrio entre produção artística e mercado de arte, e a honestidade que implica no seu trabalho.

DESTINATÁRIOS

M/16, estudantes e profissionais de cinema, audiovisual e áreas conexas


INSCRIÇÕES

Os interessados podem fazer a sua inscrição através do preenchimento deste formulário.
As inscrições são feitas por ordem de receção

Produção: BoCA
Parceria: Fundação GDA
Apoios: EGEAC / Cinema São Jorge, Fundação Millennium bcp

 

Próximos Eventos

ler mais
  • O Carro Falante

    18 abril 2024 — 19 abril 2024
    deSingel

    AGNIESZKA POLSKA

    A convite da BoCA, Agnieszka Polska cria a sua primeira peça de teatro, com interpretação de Albano Jerónimo, Íris Cayatte, Vera Mantero e Bartosz Bielenia. Um grupo de pessoas viaja num carro que não para. Um espetáculo sobre o papel de alguém preso no complexo sistema de agentes humanos, não-humanos e infraestruturas sociotecnológicas.

    +