BoCA SUMMER SCHOOL

Workshop com Gary Hill (EUA)

“A Mente Visceral: algures entre mídia eletrónicos, o corpo e línguas maleáveis

 

Gary Hill é um dos mais importantes artistas contemporâneos no trabalho de investigação das relações entre palavras, sons e imagens eletrónicas. A imagem em vídeo, com o seu som, é explorada através de diferentes abordagens de análise de discurso e de modelos de linguagem, como um sistema semântico e semiótico. As suas investigações no campo da linguística e da perceção oferecem reflexões filosóficas e poéticas ressoantes, numa contínua exploração de conjunções formais de elementos eletrónicos visuais e sonoros com o corpo e a identidade.
Neste workshop, o artista norte-americano Gary Hill propõe desenvolver um trabalho prático com um núcleo restrito de participantes em torno da experimentação com diferentes mídias eletrónicos.  Recorrendo à utilização de monitores individuais, de projetores de vídeo ou a um trabalho sonoro, esta é uma oportunidade única para contatar de forma próxima com Gary Hill, artista que continua a explorar uma série de questões diversas no seu corpo de trabalho: a fisicalidade da linguagem, a sinestesia, conceitos percetivos, o espaço ontológico ou a interatividade com o espetador.

 

Biografia do artista

 

A quem se destina: 18-35 anos (m/f), estudantes e artistas com experiência ou algum conhecimento em vídeo e artes visuais.

Os interessados deverão enviar um email para info@bocabienal.org com a seguinte documentação: nome, data de nascimento, fotografia, contato telefónico, biografia (máx. 1 página). Serão selecionados 12 participantes.

 

Uma produção da BoCA em parceria com o MAAT

Parceria: Fundação GDA

Apoio: Ministério da Cultura / Direção-Geral das Artes

 

Próximos Eventos

ler mais
  • ECOTEMPORÂNEOS: Patrícia Portela

    27 junho 2021
    Palácio do Marquês de Alegrete

    ECOTEMPORÂNEOS

    Ecotemporâneos é um projeto que relaciona a literatura com os espaços verdes da cidade de Lisboa. Aberta, inclusiva e acessível, em cada sessão um novo convidado escolhe um livro e liga-o ao espaço verde onde o público reúne. Conta com a presença de um intérprete de LGP e da impressão de livros em braille.

    Convidada: Patrícia Portela (encenadora, escritora)
    Livro escolhido: "As barbas do diabo" Julio Cortázar
    Espaço verde: Palácio do Marquês de Alegrete

    ler mais
  • ECOTEMPORÂNEOS: Hugo van der Ding

    27 junho 2021
    Casa da Cerca

    ECOTEMPORÂNEOS

    Ecotemporâneos é um projeto da BoCA que relaciona literatura com os espaços verdes. Aberta, inclusiva e acessível, em cada sessão um novo convidado escolhe um livro e liga-o ao espaço verde onde o público reúne. Conta com a presença de um intérprete de LGP.

    Convidado: Hugo van der Ding (Cartoonista, Cronista)
    Livro escolhido: "Platero e Eu" de Juan Ramón Jiménez
    Espaço verde: Jardim da Casa da Cerca, Almada

    ler mais
  • Na direção da luz

    01 julho 2021 — 31 julho 2021
    Teatro Camões

    HORÁCIO FRUTUOSO

    “Na direção da Luz” é uma intervenção site-specific do artista Horácio Frutuoso para o Teatro Camões, a casa da Companhia Nacional de Bailado, comissiarida pela BoCA. Um conjunto de poemas visuais sugerem uma ideia de movimento, de transformação das palavras e do espaço onde estão instalados pela luz.

    1 a 31 Julho 2021

    ler mais
  • ODETE: ON REVELATIONS AND MUDDY BECOMINGS

    08 julho 2021 — 10 julho 2021
    Av. Brasília, 1300-598 Lisboa

    RExFORM

    A artista Odete é a vencedora da primeira edição do RExFORM – Projeto Internacional de Performance, que nasce da colaboração entre a BoCA e o MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia e tem como intuito promover a criação artística contemporânea.
    A artista propõe uma abordagem crítica ao silêncio histórico em torno das questões do corpo, da identidade de género e do mundo queer. O projeto será apresentado na Sala dos Geradores - MAAT nos dias 8, 9 e 10 de Julho 2021.

    ler mais
  • OS ANIMAIS E O DINHEIRO

    09 julho 2021
    Teatro Municipal Baltazar Dias, Funchal

    GONÇALO M. TAVARES & OS ESPACIALISTAS

    Concebido para a BoCA 2019, Gonçalo M. Tavares e os Espacialistas criaram três performances-conferências inéditas, apresentadas em salas de teatro, a partir do tema “Os Animais e o Dinheiro”. Juntos e pela primeira vez em palco, os artistas desenvolvem formas de sentir acima da média, a partir de textos, imagens, gestos, objetos e espaços em permanente construção, com o público presente. Esta é a primeira presença da BoCA na ilha do Funchal.

    9 Julho 2021

    ler mais