Não existem artigos para mostrar.
Water In A Heatwave
CANADÁ
Nova Criação – Performance Duracional
“Water in a Heatwave”
No ano passado, Miles Greenberg criou “Oysterknife”, uma peça duracional em que passou 24 horas a andar, non-stop, sobre uma passadeira elétrica. A única paragem que fez foi de 25 minutos, por volta da hora 16ª, por perda de consciência. “Oysterknife” é a declaração de amor do artista canadiano, que vive entre Nova Iorque e Paris, à performance art dos anos 70, em particular aos grandes nomes da resistência negra, Senga Nengudi, Pope. L e David Hammons.
A BoCA apresenta pela primeira ao público português Miles Greenberg, jovem artista que trabalha entre a performance e a escultura, na linhagem de Marina Abramovic, com quem colabora desde muito cedo, especializado em performances duracionais e criação de formas esculturais que desafiam os limites da resistência física e partilham um olhar nada romantizado sobre o corpo queer negro.
Em 2019, enquanto artista residente do Palais de Tokyo (Paris), criou “Alphaville Noir”, numa livre brincadeira com o filme futurístico de Goddard, “Alphaville” (1965), que decorre ao longo de 12 horas numa noite. “Alphaville Noir” marca a estreia do seu método de performance intitulado “Opera Didactica”, baseado em formas de movimento da cultura negra, como rituais vodu, e a dança japonesa Butoh.
“Water in a Heatwave” é uma nova performance duracional para oito performers e é o projeto mais desafiante, ao nível de escala e de duração, do artista. Dois a dois, os performers colidem os seus corpos uns contra os outros, no topo de uma série de pedestais, criando tensões variadas no espaço.
Criação: Miles Greenberg
Com: Gerson Sanca, Danilo da Matta, Rolaisa Furtado, Débora Njoko, Valdo Sá, Pierre Kwenders, Joãozinho Costa, André Cabral, Sall Lam Toro, Lola, David Amado
Cenografia: Marie De Testa, Miles Greenberg
Música: personaljjesus
Produção: BoCA
Apoio: Carpintarias de São Lázaro, Studio Miles Greenberg
“Water in a Heatwave” é uma comissão da BoCA Bienal de Artes Contemporâneas 2021