A convite da BoCA, a artista francesa ORLAN apresenta, às 19h no Sala dos Geradores, no edifício da Central Tejo, a conversa pública “THIS IS MY BODY, THIS IS MY SOFTWARE”, com entrada livre. A talk acontece a propósito do seu primeiro workshop em Portugal, que dirige na BoCA Summer School, entre 30 de setembro e 2 de outubro.

Chocou o mundo nos anos 90 ao realizar a performance “A reencarnação da Santa ORLAN”, uma série de nove cirurgias plásticas que foram transmitidas via satélite para diversos museus e galerias de arte da Europa. ORLAN inspirou-se na Vénus de Botticelli, para mudar o queixo, na Mona Lisa para mudar a testa e na Europa de François Boucher para mudar os lábios, para além de implantar chifres nas laterais da testa. Um corpo constantemente invadido e manipulado pela violência da opressão heteronormativa, que deseja controlá-lo, e por biotecnologias, que desejam modela-lo à luz de padrões estéticos. Hoje, trinta anos depois, naturalizámos as alterações de identidade sobre os nossos corpos, mas através de filtros digitais e outros meios tecnológicos que não inscrevem transformações profundas na carne. Durante as operações, apesar da anestesia, ORLAN mantinha-se consciente e misturava crânios, frutas e legumes no cenário, lia textos ou fazia desenhos com os dedos e o seu próprio sangue: “Eu queria falar sobre o quanto se maltrata o corpo das mulheres. (…) Fui muito radical, todos pensam que sou um monstro”. 

ORLAN é uma das mais importantes artistas francesas, autora do manifesto “A Arte Carnal”. Usa a escultura, a fotografia, a performance, o vídeo, o 3D, os videojogos, a realidade aumentada, a inteligência artificial e robótica, além de técnicas científicas e médicas, como a cirurgia e a biotecnologia, para questionar fenómenos sociais do nosso tempo. A artista enaltece a liberdade do corpo e de si própria, com obras que são protestos contra os paradigmas sociais e os padrões de beleza.

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