WORKSHOP COM JOHN ROMÃO
Teatro | Performance

 

A noção de reenactement, sobretudo associada às artes visuais mas expandindo-se por outros territórios artísticos, está a ganhar relevância e versatilidade no discurso das práticas culturais e artísticas contemporâneas. Agrupando questões centrais da política e da memória, da transmissão da tradição, da apropriação cultural e da capacidade de narrar e encenar a história, o conceito de reenactement pode ser visto através de uma infinitude de aspetos interessantes e pertinentes.
No workshop “Cave of forgotten dreams” propõe-se trabalhar com dois materiais diferentes: por um lado, as pinturas rupestres presentes na caverna de Chauvet-Pont-d’Arc, o testemunho mais antigo de arte da Humanidade; por outro, ações performativas dos anos 60-70, concebidas por Vito Acconci, pioneiro da performance e da arquitetura viscerais.

No workshop, a gruta é aquela do espaço arquitetural e interior do corpo dos intérpretes, onde se processa um novo paradigma de visibilidade. Um paradigma em que o corpo humano é simultaneamente espetáculo, o espaço da performance, o tema e o objeto de prazer e de perigo.

O workshop é enquadrado na programação da segunda edição da BoCA – Biennial of Contemporary Arts, que em 2019 decorrerá também em Braga, assim como nas cidades de Lisboa e Porto.

 

Produção: BoCA
Apoios: Câmara Municipal de Braga, Direção-Geral das Artes / Ministério da Cultura, Gnration
Apoio ao Programa Educativo da BoCA: Fundação GDA, Fundação Millennium BCP

 

 

Próximos Eventos

ler mais
  • ECOTEMPORÂNEOS: Beatriz Batarda

    17 abril 2021
    Museu de Lisboa - Palácio Pimenta

    ECOTEMPORÂNEOS

    Ecotemporâneos é um projeto que relaciona a literatura com os espaços verdes da cidade de Lisboa. Aberta, inclusiva e acessível, em cada sessão um novo convidado escolhe um livro e liga-o ao espaço verde onde o público reúne. Conta com a presença de um intérprete de LGP.

    Convidada: Beatriz Batarda (atriz)
    Livro escolhido: "Caderno de Memórias Coloniais" de Isabela Figueiredo
    Espaço verde: Jardim do Palácio Pimenta, Museu de Lisboa (online)

    ler mais