Suíça | Concerto | Estreia nacional


JULIUS EASTMAN por KUKURUZ QUARTET
“Piano Interpretations”

A poderosa exploração experimental do pianista e compositor afro-americano Julius Eastman (1940-1990) foi redescoberto e tem sido cada vez mais apresentado nos últimos tempos. Depois de tocar com o vanguardista SEM Ensemble, com Morton Feldman, John Cage e Pauline Oliveros, ou colaborar com Meredith Monk, Eastman começou a concentrar-se nas suas próprias composições. Os seus sons hipnóticos, em que Eastman incorporou uma variedade de elementos improvisacionais e expressionistas, derrubou convenções das tendências minimalistas estabelecidas.
Afro-descendente e gay, os títulos de algumas das suas composições – “Nigger Fagot”, “Crazy Nigger”, “Gay Guerilla” e “If You So Smart, Why Aren’t You Rich?” – são um confronto público e social agressivo, contrapondo com as obras em si, muitas vezes meditativas e intelectualmente estimulantes. São peças que falam por si, quando se trata de desafiar ortodoxias sérias.
O quarteto de pianistas suiços Kukuruz Quartet – composto por Duri Collenberg, Lukas Rickli, Philip Bartels e Simone Kellet – continua a sua exploração em torno da música política pós-minimalista de Julius Eastman, compositor e pianistas que a BoCA apresenta pela primeira vez em Portugal.

 

MARCEL ZAES por KUKURUZ QUARTET

Kukuruz Quartet tocarão também a peça “Quartet No.10” do compositor suíço Marcel Zaes.

 

Apoio à apresentação Pro.Helvetia

Próximos Eventos

ler mais
  • Cattivo

    18 fevereiro 2020 — 23 fevereiro 2020
    São Luiz Teatro Municipal, Lisboa

    MARLENE MONTEIRO FREITAS

    Na edição BoCA 2019, a bailarina e coreógrafa Marlene Monteiro Freitas transgrediu a sua prática e criou “Cattivo”, a sua primeira (mega) instalação composta por centenas de estantes de partitura, que são exploradas até ao limite das suas propriedades expressivas. Assistimos à capacidade de encarnarem estados emocionais e de tomarem decisões, manipulando-se a si mesmas e a outros objetos. Agora é a oportunidade única de descobrir a adaptação desta criação ao SLTM.

    ler mais