Portugal | Nova criação | Performance e instalação

 

O pensamento e prática de Joana da Conceição estão enraizados na pintura e na música, com apresentações públicas do seu trabalho girando entre as duas.

Na performance para a Casa dos Crivos, “O Berço de Vénus”, Joana da Conceição propõe acompanharmos a sucessão de quadros efémeros que ela vai criando a partir da manipulação de objectos, imagens e som. Para este jogo multimédia a artista traz material seu original, como sejam pintura, música e desenho, que combina com objectos encontrados. Os gestos e a matéria compõem uma coreografia aberta e espontânea de formas e cor, a música percorre o espaço e contorna a reverberação semântica dos objectos que acontece também no tempo, porque é memória e vida vivida.

É o Princípio das Coisas, e o poder que a ancestralidade tem sobre o indivíduo, que têm motivado muitas das concretizações artísticas da Joana; e é dessas viagens ao passado que vem colecionando impressões sensíveis do erotismo que se confundem com arquétipos de feminilidade, os quais escolheu problematizar em “O Berço de Vénus”.

Esta apresentação conta com a participação de Sara Graça e Maria Reis.

Concepção, performance e instalação Joana da Conceição
Com participação de Sara Graça, Maria Reis
Coprodução BoCA
Apoios Casa dos Crivos, Câmara Municipal de Braga

 

Próximos Eventos

ler mais
  • O Carro Falante

    18 abril 2024 — 19 abril 2024
    deSingel

    AGNIESZKA POLSKA

    A convite da BoCA, Agnieszka Polska cria a sua primeira peça de teatro, com interpretação de Albano Jerónimo, Íris Cayatte, Vera Mantero e Bartosz Bielenia. Um grupo de pessoas viaja num carro que não para. Um espetáculo sobre o papel de alguém preso no complexo sistema de agentes humanos, não-humanos e infraestruturas sociotecnológicas.

    +