ECOTEMPORÂNEOS
Literatura em espaços verdes

Convidada: Selma Uamusse (cantora)
Espaço verde: Quinta Alegre / Palácio do Marquês de Alegrete (Charneca do Lumiar, Lisboa)
Livro escolhido: “Vamos Comprar um Poeta” de Afonso Cruz
Moderação: Gisela Casimiro

Domingo, 6 de Junho / 11h30
Lotação limitada à capacidade do espaço com inscrição prévia para info@bocabienal.org

> Sessão com intérprete de Língua Gestual Portuguesa e oferta do livro em braille.

Ecotemporâneos é uma comunidade de leitura em espaços verdes da cidade de Lisboa. Propondo conexões entre literatura e espaços verdes, em cada sessão um convidado escolhe um livro cuja temática ou imaginário associa àquele lugar.

Aberto, inclusivo e acessível, as sessões do Ecotemporâneos contam também com um intérprete de Língua Gestual Portuguesa e são produzidos e distribuídos livros em braille, tornando acessível a leitura e o diálogo entre todos.

 


Selma Uamusse é uma cantora moçambicana nascida em 1981 a viver em Portugal desde 1988. Canta profissionalmente desde adolescente tendo um percurso bastante diversificado na música.
Estudou no Hot Clube de Portugal e criou em nome próprio os projectos Souldivers, Selma Uamusse Nu Jazz Ensemble e Tributo a Nina Simone, onde colaborou com Ana Bacalhau, Rita Redshoes, Marcia,The Legendary  Tigerman, Luisa Sobral, Elisa Rodrigues, Gospel Collective, entre outros. Participou em discos e espetáculos de diversos artistas como Samuel Úria, Medeiros/Lucas, You Cant Win Charlie Brown, Joana Barra Vaz, Moullinex, Orquestra Todos entre outros. No último ano emprestou também o corpo e voz a projectos de teatro (“Ruínas” com encenação de António Pires e  “Passa-Porte” de André Amálio), cinema (“Cabaret Maxime” de Bruno Almeida e “Fogo” de Pedro Costa) e  nas artes visuais (instalação de Angela Ferreira).
Em nome próprio, Selma Uamusse explora as raízes do seu país de origem, usando ritmos moçambicanos e letras em línguas nativas, com a utilização de instrumentos tradicionais como timbila e mbira, combinando tudo com electrónica e com outras referências que espelham as suas diversas influências.

 

Gisela Casimiro é escritora e artista. Publicou “Erosão” a título individual e fez parte de antologias como “Rio das Pérolas”, “Venceremos! Discursos escolhidos de Thomas Sankara” e “As Penélopes”. Nos últimos anos assinou crónicas regulares no Hoje Macau, Buala e Contemporânea. Colaborou com diversos festivais, museus e teatros. Participou ainda em exposições no Armário, Zé dos Bois, Balcony e Museu Nacional de Etnologia. É membro do INMUNE – Instituto da Mulher Negra em Portugal.


Conceito:
John Romão
Programação:
John Romão e Carolina Trigueiros
Co-produção: BoCA e EGEAC Espaço Público

Próximos Eventos

ler mais
  • O Carro Falante

    18 abril 2024 — 19 abril 2024
    deSingel

    AGNIESZKA POLSKA

    A convite da BoCA, Agnieszka Polska cria a sua primeira peça de teatro, com interpretação de Albano Jerónimo, Íris Cayatte, Vera Mantero e Bartosz Bielenia. Um grupo de pessoas viaja num carro que não para. Um espetáculo sobre o papel de alguém preso no complexo sistema de agentes humanos, não-humanos e infraestruturas sociotecnológicas.

    +