ECOTEMPORÂNEOS
Literatura em espaços verdes

Convidado: Mamadou Ba (ativista político, tradutor, dirigente SOS Racismo)
Espaço verde: Jardim do Museu de Lisboa / Palácio Pimenta
Livro escolhido: “Erosão” de Gisela Casimiro, editora Urutau
Moderação: Claudia Galhós

Live Streaming (online) / 15h30

> Sessão com intérprete de Língua Gestual Portuguesa

Ecotemporâneos é uma comunidade de leitura em espaços verdes da cidade de Lisboa. Propondo conexões entre literatura e espaços verdes, em cada sessão um convidado escolhe um livro cuja temática ou imaginário associa àquele lugar.
Em 2021, damos continuidade a um projeto que convida à ocupação e descoberta dos espaços verdes da cidade, promovendo a sua fruição, através da criação de uma comunidade de leitura  inclusiva e acessível.
Desta vez, a sessão será transmitida em direto (online), no palco do Jardim do Palácio Pimenta (Museu de Lisboa) e, como é habitual, haverá interpretação em Língua Gestual Portuguesa, tornando acessível a leitura e o diálogo sobre livros e literatura.

 

Mamadou Ba é licenciado em “Língua e Cultura Portuguesa” pela Universidade Cheikh Anta Diop, em Dakar (1997) e titular de um Certificado em ‘Tradução’ pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1998). Cidadão português nascido no Senegal, vive em Portugal há mais de 24 anos, dedicando -se desde então ao ativismo antirracista. Membro fundador de várias organizações de defesa dos direitos humanos dos migrantes e das pessoas racializadas de âmbito nacional e europeu. Integrou conselhos científico de vários projetos de investigação académica enquanto consultor. Participa como docente em muitas Escolas de verão do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, relacionadas com a temática do (anti)racismo. Foi membro do Conselho Permanente da Comissão Nacional para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (2015-2019), do Grupo de Trabalho para o Censo 2021 e também membro do Fórum Permanente da Década Internacional para os Afrodescendentes. Pertence ao Movimento SOS Racismo, desde 1999. Em 2020, integrou a o Jurí da Competição Internacional do Festival Indie Lisboa. É atualmente membro do Grupo de Trabalho Nacional para a Prevenção e Luta contra a Discriminação Racial e do Steering Committee of the Equinox Initiative for Racial Justice. É coautor de vários documentos públicos sobre racismo e direitos humanos e autor de vários artigos em jornais, revistas e livros bem como orador em várias conferências sobre temas relacionados com a imigração, a diversidade étnica e o antirracismo. É uma das vozes proeminentes do movimento antirracista em Portugal e tem denunciado a proliferação do discurso de ódio nas redes sociais, no espaço público e político. No âmbito de um programa de Apoio especial a projetos de investigação sobre o impacto da pandemia da COVID-19 nos crimes de incitamento ao ódio e à violência e no discurso de ódio, enquanto membro da equipa do projeto “Dinâmicas dos discursos de ódio e xenofobia em tempos de pandemia”, Mamadou Ba será responsável pela articulação com decisores políticos e atores nos estudos de caso.


Conceito:
John Romão
Programação:
John Romão e Carolina Trigueiros
Co-produção: BoCA e EGEAC Espaço Público
Apoio: Museu de Lisboa / Palácio Pimenta; Editora Urutau

Próximos Eventos

ler mais
  • O Carro Falante

    18 abril 2024 — 19 abril 2024
    deSingel

    AGNIESZKA POLSKA

    A convite da BoCA, Agnieszka Polska cria a sua primeira peça de teatro, com interpretação de Albano Jerónimo, Íris Cayatte, Vera Mantero e Bartosz Bielenia. Um grupo de pessoas viaja num carro que não para. Um espetáculo sobre o papel de alguém preso no complexo sistema de agentes humanos, não-humanos e infraestruturas sociotecnológicas.

    +