CICLO DE FILMES
VÍDEO – HDV – COR – 5:16 MIN – COLÔMBIA / ESPANHA – 2014
Ivan Argote
BARCELONA
O vídeo, realizado em Barcelona, mostra o artista numa ação iconoclasta. Durante a noite, utilizando um isqueiro e uma garrafa de absinto, Argote incendeia uma estátua que representa um bispo a indicar o caminho a um indígena. A estátua está no pedestal do monumento a Colombo, no círculo de Cristóvão Colombo no final das Ramblas, próximo do porto da cidade. Ao incendiar este símbolo, o artista demonstra toda a sua desaprovação da visão europeia de colonialismo, na qual o colono é apresentado como um herói.
VÍDEO – HDV – COR – 14:14 MIN – ESPANHA, ISLÂNDIA/ALEMANHA – 2014
Ólafur Darri Ólafsson & Libia Castro
ILLUSION WOMAN
Mulher Ilusão – uma jovem heroína feminista, ou anti-heroína, do século XXI – inicia a sua primeira apresentação aplicando uma máscara que confunde o público, enquanto fala. O discurso de Mulher Ilusão, escrito por Nina Power, filósofa britânica, ativista e feminista, com Libia e Ólafur, é uma súplica e um manifesto que reflete sobre a situação política, social e económica da Euro- pa desde a crise financeira de 2008, prevendo dois futuros possíveis.
VÍDEO – HDV – COR – 5 MIN – GRÉCIA – 2015
Marion Inglessi
CATASTROPHE
Os copos de vidro “ocidentais” (os “inquebráveis” copos Duralex) são fil- mados em câmara lenta a cair no chão, a ressaltar e a misturarem-se com as frágeis chávenas de chá árabes numa silenciosa e partilhada dança de morte. As letras caem sobre o vidro com a intensidade rítmica de tiros, soletrando a palavra catástrofe em grego, inglês e árabe (nakba). “Catástrofe” é uma reflexão sobre os eventos atuais no mundo e a crescente perda de valor da vida humana.