Artista Residente biénio 2019-2020

Portugal | Escultura-Instalação | Nova Criação

 

“Biblioteca” é a resposta do artista plástico Horácio Frutuoso à proposta de criar uma instalação tendo como ponto de partida o vídeo “A Experiência do Lugar II” de Helena Almeida (integra a Coleção da Fundação PLMJ). No vídeo, de joelhos, no seu atelier, Helena Almeida vai percorrendo o espaço, preenchendo-o com uma série de gestos não coreografados, espontâneos e improvisando essa relação com objetos que podemos encontrar em qualquer atelier de um artista. Esse percurso aproxima-se de uma imagem de peregrinação, ou procissão, onde são exibidos uma série de símbolos que desfilam honorificamente. Horácio Frutuoso vê-o como uma adoração, ou agradecimento, ao atelier – o espaço mais importante do artista, o lugar onde nem todos entram, onde as obras são criadas e pela primeira vez reveladas ou destruídas.
Frutuoso fala-nos do seu especial interesse por esta relação entre a criação e a morte: “Porque tive uma educação religiosa (embora já não a pratique nem seja crente), tenho especial atenção aos gestos e rituais que lhes estão associados e que inevitavelmente também se aproximam da arte”. Questionando-se então que outros espaços se poderão assemelhar a estes lugares, ele pensou numa biblioteca. Uma biblioteca como um depositário de livros, a tentativa de preservar, a organização hierárquica, os rituais, o silêncio, os livros que são esquecidos, os que são mais requisitados até as folhas se soltarem. “Biblioteca” é apresentado na Estufa Fria, em Lisboa, um depositório de espécies, de formas, também ele um arquivo.
Horácio Frutuoso concebe três objectos em acrílico, com três cores: cristal/transparente, preto opaco e cinzento translúcido, por associação com a pureza das cores/neutralidade e estética de Helena Almeida.

 

Produção BoCA
Co-produção Fundação PLMJ
Apoio Estufa Fria

Registo fotográfico Bruno Simão

Próximos Eventos

ler mais
  • O Novo Evangelho / The New Gospel

    21 setembro 2023 — 22 setembro 2023
    Cinema Ideal

    MILO RAU

    “O Novo Evangelho”, vencedor do prémio de Melhor Documentário no Festival de Cinema da Suíça, é ao mesmo tempo uma gravação dos ensaios da peça de teatro e, nos bastidores, uma documentação da luta do ativista político camaronês Yvan Sagnet – o primeiro Jesus negro da história do cinema europeu.

    +
  • Marina Herlop

    21 setembro 2023
    Panteão Nacional

    MARINA HERLOP

    A catalã Marina Herlop traz ao Panteão Nacional o seu jardim de referências sónicas, a música Carnatic do sul da Índia e as suas acrobacias vocais alienígenas.

    +
  • Marina Herlop

    22 setembro 2023
    Ruínas Romanas de Milreu

    MARINA HERLOP

    A catalã Marina Herlop estreia-se no Algarve. Traz a um espaço icónico desta região, as Ruínas Romanas de Milreu, o seu jardim de referências sónicas, a música Carnatic do sul da Índia e as suas acrobacias vocais alienígenas.

    +
  • Em Voz Alta

    22 setembro 2023
    Carpintarias de São Lázaro

    ANTÓNIO POPPE

    “Em Voz Alta” reserva-nos os gestos e palavras intuitivas de António Poppe e as suas manifestações ao vivo — uma poética do inesperado que cruza as várias disciplinas que compõem a prática do artista, da poesia às artes visuais, das artes performativas à meditação.

    +
  • O Carro Falante / The Talking Car

    23 setembro 2023
    Teatro das Figuras

    AGNIESZKA POLSKA

    A convite da BoCA, Agnieszka Polska cria a sua primeira peça de teatro, com interpretação de Albano Jerónimo, Íris Cayatte, Vera Maintaino, Bartosz Bielenia e Aaron Ronelle. Um grupo de pessoas viaja num carro que não para. Um espetáculo sobre o papel de alguém preso no complexo sistema de agentes humanos, não-humanos e infraestruturas sociotecnológicas.

    +
  • Arrependidos / Regretters

    23 setembro 2023
    Cinema Ideal

    MARCUS LINDEEN

    No centro do palco estão Mikael e Orlando. Ambos homens, agora com cerca de 60 anos de idade, partilham um laço comum – decidiram mudar de sexo duas vezes. Neste tête-à-tête cru e sincero, Mikael e Orlando exploram os seus passados e trocam histórias de guerra sobre as suas viagens individuais.

    +
  • SPAfrica

    23 setembro 2023 — 24 setembro 2023
    Teatro da Garagem / Teatro Taborda

    JULIAN HETZEL & NTANDO CELE

    SPAfrica é um espetáculo sobre empatia e extrativismo. Um projeto que explora a forma como o capitalismo está ligado ao racismo. Hetzel e Cele questionam a forma como os bens intangíveis, como a identidade e o passado cultural, são capitalizados. No mercado internacional da arte, o passado cultural e a identidade dos protagonistas tornaram-se recursos valiosos para a criação de valor.

    +
  • Workshop com Ntando Cele

    24 setembro 2023 — 25 setembro 2023
    Teatro Taborda

    NTANDO CELE

    Neste workshop de teatro, Ntando Cele irá partilhar e experimentar metodologias multidisciplinares para criações que ultrapassam as fronteiras entre teatro físico, vídeo-instalação, concerto e performance.

    +
  • Insularidade

    24 setembro 2023 — 08 outubro 2023
    Espaço público de Lisboa

    JACIRA DA CONCEIÇÃO

    Nesta performance-percurso pelo espaço público de Lisboa, a ceramista, escultora e artista visual cabo-verdiana reimagina o mito de Atlas a partir da figura de uma mulher que nutre e sustém o mundo sobre a sua cabeça.

    +
  • Workshop “Em busca do corpo autónomo”

    26 setembro 2023 — 30 setembro 2023
    São Luiz Teatro Municipal e Estúdios Victor Córdon

    TAMARA CUBAS

    A coreógrafa, artista visual e gestora cultural uruguaia Tamara Cubas convida para um processo de experimentação e análise na ação de determinadas práticas e lógicas que considera úteis na busca por um corpo autónomo.

    +
  • Retrospetiva: Tornar-se Yvonne Rainer

    27 setembro 2023
    Cinemateca Portuguesa

    GISELA CASIMIRO, JOÃO DOS SANTOS MARTINS, JORGE JÁCOME, JOANA ASCENSÃO E CLAUDIA GALHÓS

    No âmbito do ciclo "Retrospetiva: Tornar-se Yvonne Rainer", apresentado com o Queer Lisboa, a BoCA organiza uma conversa sobre as complexidades e o impacto do trabalho na cena artística portuguesa de uma das artistas performativas mais influentes do século XX.

    +
  • SPAfrica

    28 setembro 2023
    Teatro Lethes

    JULIAN HETZEL & NTANDO CELE

    SPAfrica é um espetáculo sobre empatia e extrativismo. Um projeto que explora a forma como o capitalismo está ligado ao racismo. Hetzel e Cele questionam a forma como os bens intangíveis, como a identidade e o passado cultural, são capitalizados. No mercado internacional da arte, o passado cultural e a identidade dos protagonistas tornaram-se recursos valiosos para a criação de valor.

    +