Alcindo Monteiro
Gabriel Chaile
A prática artística do argentino Gabriel Chaile assenta na investigação de longa data de comunidades empobrecidas, rituais e hábitos da sua casa na Argentina. Criado na cidade de San Miguel de Tucumán, no norte da Argentina, com herança espanhola, afro-árabe e indígena da Candelária, Chaile cria espaços onde precedentes históricos, epistemologias indígenas e convenções artesanais prescientes misturam-se com a vida contemporânea.
Grande parte da sua produção recente inclui objetos escultóricos como potes e fornos de barro que, muitas vezes, assumem traços antropomórficos. Assim, o artista procura invocar a memória de pessoas e marcos da resistência civil a partir dos rituais comunitários e celebratórios em torno da comida – na sua sabedoria e fazer ancestral, na sua dimensão de cura e, enfim, na sua multifunção de alimentação do corpo, da alma e dos espíritos.
Reconhecido mundialmente pela relevância artística da sua abordagem criativa e antropológica, o argentino Gabriel Chaile (representou a Argentina na Bienal de Arte de Veneza em 2022) produz esculturas de materiais naturais que trazem uma nova vida à arte contemporânea sul-americana – criações que têm um impacto no espaço, nas relações e nas comunidades, e que religam as pessoas com os rituais sagrados da comida e da partilha.
Numa encomenda da BoCA, a escultura-forno “Alcindo Monteiro” (2023) é uma homenagem a Alcindo Monteiro, jovem português com origens cabo-verdianas assassinado num crime racista em 1995, em Lisboa, que se tornou num símbolo da luta anti-racista. Inaugurada na praça exterior do MAAT, Lisboa, em torno desta escultura-forno podem ativar-se momentos celebratórios com comunidades locais, com concertos, filmes, debates e, é claro, comida. Um programa público que une o artístico, o cultural e o social, que pode ser pensado com cada estrutura de acolhimento local.
Comissão e produção: BoCA – Biennial of Contemporary Arts
Curadoria: John Romão
Parceria: MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia
Apoio à programação do programa público: Lisboa Criola
Difusão nacional: hugo.caroca(at)bocabienal.org
Difusão internacional: jorge.tejedor(at)bocabienal.org