Anastasia Ax

 

Anastasia Ax (1979) é uma artista sueca, vive e trabalha entre Estocolmo e Atenas. Estudou no Royal College of Art, Estocolmo (2003-2006), no Royal Danish Art Academy, Copenhaga (2000-2002) e na School of Photography at Gothenburg University. É a vencedora de 2015 do Faber Castell International Drawing Award do Neues Museum, Nuremberga. Em 2010, foi nomeada para o Carnegie Art Award 2010. Os seus trabalhos estão expostos em vários museus, tais como: Moderna Museet, Göteborgs Konstmuseum, Carnegie Art Award collection e Gävle Konstcentrum.

Trabalha de forma complexa e explosiva a fusão da escultura, acções físicas, desenhos com tinta, instalação, música e noise.As suas mais recentes criações individuais foram apresentadas em: Museu de Serralves (Porto), Teatro Nacional de Atenas, Am Art Space (Shangai), Göteborgs Konsthall, Moderna Museet (Estocolmo), Kunsthalle Athena, Exile (Moderna Museet, Estocolmo), Kulturhuset (Estocolmo), Bring New Life to death, performance em colaboração com Marja Leena Sillanpää,Fundação Joan Miró (Barcelona, 2012), Uma conferência Experimental sobre Arte e Ciência (Moderna Museet, Estocolmo), Reactor (Luleå Konstmuseeum, 2011), Trunk (Göteborgs konstmuseum, 2010), The Kid (Taidihalli, Helsínquia, 2010), L & A em colaboração com Lars Siltberg (Galleri Verkligheten, 2010, e Museu de Arte de Reykjavik, 2010), Exile (Galeria Christina Wilson, Copenhaga, 2010, e Galeria Natalia Goldin, Estocolmo, 2009).

O trabalho de Anastasia é inspirado pela ideia de construção e a sua desconstrução, divulgando-se o processo antes, durante e depois. Durante alguns anos, ela desenvolve uma prática artística em que os diferentes meios da escultura, performance, desenho a tinta e som entrelaçam a criação de uma linguagem sem palavras, indicativa do nosso universo caótico. Cada uma das performances e instalações de Anastasia Ax apontam para uma situação de indeterminação e liberdade, onde o interior e o exterior podem facilmente trocar de lugar.

www.anastasiaax.se